sexta-feira, 12 de setembro de 2008


Vamos aos Comandos: Atenção adestrar um cão requer paciência e uma certa constância todo comando deve ser repetido sempre que possível quanto mais treinamento mais fácil será para ele memorizar entender o comando sempre tenha biscoitos ou petiscos nas mãos e recompense sempre que eles acertarem o comando não use pedaços muito grandes como recompensa quebre o biscoito em vários pedaçinhos assim os seu cão não se sentirá cheio tão rápido e não perderá o interesse. Então vamos ao primeiro comando do curso básico de adestramento:

*Sentar:

Fique de frente para o seu cachorro.
Chame a atenção de seu cão para sua mão. Deixe ele saber que você tem um petisco na mão.
Ponha sua mão a alguns centímetros do focinho dele e vá com a mão lentamente em direção ao corpo dele ele vai precisar levantar o focinho para ver sua mão vai haver uma hora que ele vai sentar pois a maioria dos cães não gosta de andar para trás.
Então quando ele fizer isso dê o petisco para ele seguido de um elogio e repita isso mais algumas vezes. Com o passar do tempo ele sentará sempre que você colocar a mão na altura do focinho dele.
Atenção se ele não sentar e começar a andar pra trás, você deve fazer o exercício perto de uma parede aí ele não terá como andar prá trás.
Quando já tiver percebido que ele aprendeu o que deve fazer para ganhar o petisco repita o mesmo exercício dizendo “SENTA”.
O certo e que ele obedeça tanto o comando oral quanto o manual separadamente.Mais no início você deve treiná-lo com os dois comandos juntos ,tente sincronizar o comando da mão a palavra ,com o tempo use um ou outro.
*Deitar:

Muitos cães deitam com as patas traseiras para trás e a barriga no chão não sabem deitar.Por isso primeiro deve ensiná-los a deitar só depois que ira ensiná-lo a deitar pelo comando aqui vai duas formas de ensiná-lo a deitar todas elas funcionam só precisa saber qual funciona melhor para o seu cão você pode misturar as duas se quiser.A primeira o cão já deve saber sentar e nem sempre funciona se for um animal pequeno.
Fique à frente de seu cão e dê o comando SENTA
Com ele já sentado pegue um petisco passe a mão perto do focinho dele para que ele veja o petisco e vá abaixando sua mão lentamente até ficar na altura do peito do cachorro se ele seguir sua mão com o petisco dê a ele se não tente de novo.
Repita várias vezes aproximando cada vez mais o petisco do chão.
Se ele levantar diga não de forma bem calma e faça de novo.
Ele vai tentar por as patas dianteiras pra frente uma a uma pois não pode levantar para pegar o petisco recompense com elogio e o petisco.
Recompense seu cão sempre que ele progredir não se esqueça quando ele por a barriga no chão para pegar o petisco faça festa com ele de alguns petiscos à mais.
A partir daí ponha ele sentado e encoste sua mão no chão com o petisco mais agora só dê o petisco se ele encostar a barriga no chão.
Bom a segunda forma de ensinar não exige que seu cão sente, você e que precisa se sentar no chão
Faça que seu cão persiga sua mão que deve conter um petisco mova sua mão não muito rápido quando ele encostar o focinho em sua mão dê o petisco.
Sente-se no chão e dobre uma das pernas fazendo um túnel segure o petisco no chão de preferência perto da perna dobrada assim que ele encostar o focinho na mão dê o petisco.
Passe seu braço por debaixo do túnel pelo lado de fora da perna espere ele vir pegar o petisco vá fazendo aos poucos ele chegar perto do túnel.
Faça com que ele passe a cabeça pelo túnel para chegar no petisco então o elogie de mais petiscos faça festa com ele. Sempre pondo o petisco no chão.
Repita esse exercício varias vezes diminuindo sempre o tamanho do túnel até que ele precise deitar para pegar o petisco.è importante que você deixe que ele perceba que está feliz quando ele conseguir.
Depois tente só encostar o petisco no chão sem usar o túnel, mais tenha paciência até que ele assimile a idéia de deitar nesse momento ele pode demorar um pouco.Se ele não entender repita o exercício.
Quando ficar bem claro pro cão que a hora que você encosta a mão no chão significa que ele deve deitar passe para outro passo do treinamento.
Dê o comando manual encostando a mão no chão junto com o comando oral DEITA diga lentamente, de forma clara DEI-TA para ele não confundir o som com o de outro comando.
E bom você ir treinando seu cão para que ele deite apenas quando apontar o dedo para o chão mais isso deve ser feito depois que ele conhecer o comando oral e o manual.Comece encostando seu dedo indicador no chão junto com o comando oral ao pouco vá aumentando a distância do dedo no chão.

Aqui ou Vem :
Esse comando é o que merece mais atenção com esse comando você pode estar garantindo a segurança dele e de outras pessoas que eventualmente venha se aproximar deles.Se você usa a palavra vem e nem sempre ele te obedece troque pela palavra aqui ou qualquer outra o importante e que ele aprenda que essa nova palavra deve ser obedecida imediatamente.
Pegue um petisco deixe que seu cão veja e dê o comando ( Vem ou Aqui)
Quando ele encostar o focinho em sua mão deixe que ele coma o petisco e faça carinho nele
Repita o exercício até ele entender depois bata a mão na perna e repita o comando segurando o petisco entre o polegar e a palma da mão sempre permitindo que ele veja o petisco. Quando ele encostar o focinho na sua mão deixe que ele pegue o petisco.
Sempre que no exercício ele não entender o comando vire de costas e deixe o recinto espere de dez a quinze segundos e comece de novo perdendo sua atenção quando erra e ganhando petisco quando acerta lembre-se disso.
Com o passar do tempo faça o exercício com as mãos vazias,mas sempre que ele encostar o focinho em sua mão dê o petisco
Vá aumentando a distancia entre você e ele cada vez que repetir o exercício .
Se ele estiver fazendo qualquer coisa errada nunca dê o comando Vem pra brigar com ele se você fizer isso todo trabalho foi pro espaço pois ele associara o Vem com uma bronca.

3 comentários:

Maria Eduarda disse...

obirgado pelas informações e tentarei treinar meu cão a partir de suas instruções

Unknown disse...

ola meu nome e junior tenho um pit bull 2 anos muito docio mas muito agitado bagunceiro tudo pra ele e brincadera como faço ele me da atençao pra praticar

Marcos Vn . disse...

Uma otima dica pra adestramanto, fiz com minha cadela e foi uma esperiencia otima e muito construtiva pra mim e pra meu cão !

pesso obrigado !